ARTRITE
A artrite não é uma doença, mas um sintoma. É um processo inflamatório da articulação, caracterizado por dor, edema e vermelhidão. Pode ser aguda ou crônica, atingir uma ou mais articulações. Existem diferentes causas de artrite crônica, umas das mais comuns são artrite reumatoide, artrite psoriásica e artrite reativa.
ARTRITE PSORIÁSICA
A artrite psoriásica é uma doença articular inflamatória relacionada a psoríase. A psoríase é uma doença de pele crônica, não contagiosa que causa comumente placas avermelhadas e descamativas no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Além da pele, articulações, unhas e ligamentos podem ser acometidos pela inflamação.
ARTRITE REUMATÓIDE
A artrite reumatoide é uma doença articular inflamatória crônica que afeta principalmente mãos, punhos e pés, provocando dor, edema e hiperemia sobre a articulação. Se não tratada, pode levar à disfunção da articulação comprometida. Manifestações extra-articulares, como envolvimento de pele, nervos e pulmão, podem acontecer.
ARTROSE
Atualmente conhecido como osteoartrite, é caracterizada por inflamação e desgaste da cartilagem articular, promovendo lesões ósseas e comprometimento funcional. Pode ser de origem primária ou secundária a outra patologia, como doenças inflamatórias sistêmicas, trauma e infecção.
ESCLEROSE SISTÊMICA
A esclerose sistêmica é uma doença autoimune rara que causa a produção exagerada de colágeno, provocando alteração da textura e aparência da pele, podendo ficar mais rígida. Em alguns casos, causa danos em outros órgãos, como o esôfago, pulmões e coração.
ESPONDILITE ANQUILOSANTE
É uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente o esqueleto axial (ossos da coluna cervical, torácica, lombar e quadril), algumas articulações periféricas (joelhos) e enteses (tendões).
ESPONDILOARTRITES
Grupo de doenças inflamatórias que afeta principalmente a coluna vertebral, mas também articulações periféricas e enteses. Manifestações extra-articulares, como inflamação nos olhos, pele e intestino são comuns.
FIBROMIALGIA
A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor generalizada, principalmente muscular, acompanhada de outros sintomas como fadiga, sono não reparador, alterações de memória, déficit de atenção e alterações intestinais. Pode ser acompanhada de ansiedade e/ou depressão.
GOTA
A gota é caracterizada pela inflamação articular quando há depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. A elevação do ácido úrico no sangue é o principal fator de risco.
LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
O Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, que pode afetar diversos órgãos e sistemas de forma progressiva. Fotossensibilidade, lesões de pele, dores articulares, derrame no pulmão e/ou no coração são algumas manifestações da doença.
OSTEOPOROSE
A osteoporose é uma doença do metabolismo do osso, que provoca redução progressiva da densidade e qualidade óssea, com consequente aumento do risco de fraturas.
SJÖGREN
A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune caracterizada por olho seco e boca seca, secundário à inflamação das glândulas lacrimais e salivares. Além das manifestações glandulares, pode apresentar acometimento sistêmico e sintomas como fadiga, astenia, dores articulares e comprometimento pulmonar.