top of page

ABORDAGENS DA PSICOLOGIA

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Por volta de 1960, a Teoria Cognitivo Comportamental (TCC) surgiu através do  estudioso Aaron Beck como uma abordagem psicológica promissora, posto que os  resultados alcançados pela mesma a curto prazo foram altamente positivos para aqueles  que foram tratados por meio desta vertente da Psicologia. 

A TCC surgiu como uma  proposta de buscar uma compreensão clara acerca das crenças (entendimento subjetivo do indivíduo acerca de determinada questão) desenvolvidas pelo paciente para identificar funcionalidades e disfuncionalidades cognitivas e, por meio deste, intervir para apoiar na modificação de crenças que forem identificadas como disfuncionais, viabilizando desta forma um bem-estar. 

O tratamento é focado no momento atual e propõe o desenvolvimento de uma percepção realista acerca do ambiente, assim como a proposição de desenvolver habilidades cada vez melhores para avaliar os próprios pensamentos e comportamentos, trazendo, assim, maior estabilidade emocional ao indivíduo. 

Estudos em diversos países apontam que muitos transtornos mentais foram  tratados com sucesso através dessa abordagem psicológica.
 




PSICANÁLISE

Em meados de 1900, Sigmund Freud desenvolveu uma forma de compreender a mente humana, denominada Psicanálise. 

Tal estudo compreende que em meio às nossas falas,  atos e perspectivas, existem por trás, conteúdos inconscientes que impulsionam determinados tipos de comportamentos que derivam de sensações e percepções de  inúmeros momentos vividos durante toda a vida. 

Com base em sua compreensão, o inconsciente pode ser visto principalmente através dos sonhos, viabilizando a manifestação de conteúdos importantes. Além disso,  há um recurso denominado “Livre associação de ideias”, no qual o analisando fala livremente sobre tudo que lhe vier em mente e o analista trata de interpretar os conteúdos que foram expressos e, juntos, passam a compreender as origens e os sentidos existentes do sofrimento psíquico. Por meio deste processo se faz  possível a reelaboração de tais comportamentos, promovendo assim novas formas de compreender a própria realidade.  

Na Psicanálise, o indivíduo é levado a um estado no qual consegue-se compreender a realidade de maneira menos angustiante. De acordo com o psicanalista Contardo Calligaris: “Nenhuma terapia pode alterar os fatos de uma vida, mas pode alterar a narrativa dos fatos”.
 




ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Na "Análise do Comportamento", evidencia-se uma interpretação dos  comportamentos a medida em que se observa o ser humano em interação com seu  presente ambiente. Para analistas do comportamento, o ambiente influencia todos os  comportamentos humanos.O Psicólogo analista do comportamento busca compreender de que forma ocorre a interação, e assim, destacar tais padrões identificados, permitindo uma reavaliação por parte do indivíduo e as características de tais comportamentos, promovendo no indivíduo uma compreensão e uma nova forma de interagir nos ambientes rotineiros

TCC
Análise do Comportamento
Psicanálise
bottom of page